Agro Diário

“Todas as regiões receberão policiais”

Autor: Alessandro Tavares
“Todas as regiões receberão policiais”
Foto Divulgação

Emerson Wendt, chefe da Polícia Civil no RS, esteve em Carazinho nesta segunda-feira (7) e afirmou que novos agentes deverão começar a atuar no primeiro quadrimestre de 2019

Tradicionalmente às segundas-feiras, a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic) realiza o projeto Ideias na Mesa, no qual o representante de alguma instituição importante da sociedade é convidado a participar de um almoço e comentar o trabalho que está realizando.

Neste dia 7, quem conversou com a diretoria da entidade de classe e demais pessoas que estavam no almoço foi o delegado Emerson Wendt, chefe da Polícia Civil no Estado. “É importante vir a esta cidade e região e falar sobre a gestão da Polícia Civil nestes tempos de crise. Certamente é um desafio para os gestores trabalhar num contexto de falta de recursos materiais e humanos e condensar a resposta da instituição, que no nosso caso é levar à sociedade maior índice de resolução de delitos, como homicídios e latrocínios”, pontua.

Assim como os demais órgãos estaduais que atuam na segurança pública, a Polícia Civil gaúcha enfrenta um problema que é o número de servidores abaixo do ideal para o trabalho da instituição. Os aprovados no último concurso para agentes vão passar, entre maio e junho, por uma das fases do processo seletivo, que é o exame físico.

No último trimestre deste ano eles deverão passar pela Academia de Polícia. “As fases do processo seletivo precisam ser seguidas e acreditamos que esses novos policiais comecem a atuar no primeiro quadrimestre do próximo ano. Todas as regiões receberão policiais”, afirma Wendt.

De acordo com ele, 1,2 mil servidores estão neste concurso que está em andamento. “Se somarmos esse número com a turma de 100 delegados e o efetivo já existente, teríamos cerca de 6,5 mil policiais civis atuando no estado, o maior efetivo da história. Mas claro, até lá acontecerão aposentadorias. Por isso, esse número maior, de 1,2 mil aprovados no concurso, previsto para reforçar o quadro”, explica o chefe da Polícia Civil gaúcha.

Wendt assumiu o cargo em fevereiro de 2016. “A partir daí, acrescentamos outro aspecto no trabalho da Polícia Civil, o combate à lavagem de dinheiro. Isso é algo estratégico e que a médio e longo prazo pode ajudar no custeio da atividade da polícia. No ano passado foram apreendidos em ações de combate à lavagem de dinheiro R$ 67 milhões”, finaliza.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027