Eleições

Cartório Eleitoral aumentou em 100% os atendimentos

Autor: Isabella Westphalen
Cartório Eleitoral aumentou em 100% os atendimentos
Foto: Isabella Westphalen/ DM

Acaba amanhã o prazo para transferências e confecção do primeiro título

Neste final de semana, o Cartório Eleitoral de Carazinho esteve de plantão, com um horário especial, para atender a população que precisa transferir ou providenciar o primeiro título de eleitor, aqueles que precisam atualizar sua biometria também foram atendidos. De acordo com o servidor Vinicius dos Santos, no sábado (5) aconteceram de 40 a 50 atendimentos e no domingo (6) foram mais de 100 pessoas que precisaram dos serviços do Cartório.

O servidor explicou também que é de praxe que os últimos dias, antes do prazo expirar, sejam os mais movimentados, muito pelo fato das pessoas deixarem para resolver a pendência na última hora. “Baseado nos fechamentos de cadastros dos outros anos, esses últimos dias são os que mais têm fluxo de pessoas. A procura é bem variada, temos revisão de título, biometria, alistamentos e transferências”, explicou Santos, que afirma que ontem (8), por exemplo, no momento em que a reportagem entrou em contato, o Cartório estava cheio, com o movimento desde às 8h. “Tem fila, quase todos os horários agendados, então, pelo que estamos vendo, vai ser assim o dia todo”, complementou o servidor.

A jovem Daniele Moraes, de 19 anos, esteve no Cartório ontem pela manhã para providenciar seu primeiro título de eleitora, que não conseguiu fazer com 18 anos pois estava viajando. “Pretendo finalizar essa pendência hoje, eu perdi o prazo no ano passado, mas esse ano preciso também porque quero fazer meu passaporte”, comentou Daniele, que ainda não sabe se irá votar ou justificar. “Eu pretenderia votar, mas, está difícil o cenário, então ainda estou decidindo”, afirmou. Já o mecânico Romulo Cássio Ulrich também compareceu ao Cartório para atualizar seu título de eleitor com a biometria. “Sabia desse prazo e quero estar com meus documentos em dia para votar”, ressaltou o cidadão.

O horário de funcionamento do Cartório, entre hoje e amanhã, acontece das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, portanto, aqueles que precisam resolver sua situação é importante que procurem o Cartório e agendem o atendimento necessário.

Vale lembrar

De acordo com Santos, é importante ressaltar que o sistema biométrico ainda não vai ser pedido nestas eleições, tendo em vista que Carazinho tem até 2020 para atualizar o cadastro de toda a população. “O pessoal acaba fazendo confusão quanto a isso, então, vale lembrar que o pessoal que já vota em Carazinho e não tem a biometria, não tem problema, porque tem até 2020 para fazer isso”, avisou o servidor.

O prazo que expira amanhã é referente aos novos eleitores, a partir dos 16 anos, que não têm título e desejam fazer, para quem tem 18 anos e ainda não possui o título e para aqueles que precisam transferir seu domicílio eleitoral para o município. “A biometria ainda não é obrigatória aqui, nessas eleições teremos o sistema híbrido, quem tem usa, quem não tem, não precisa”, complementou Santos.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027