Geral

Funai vai vistoriar área ocupada por indígenas

Autor: Matheus Moraes
Funai vai vistoriar área ocupada por indígenas
Foto: Vinicius Coimbra / DM

Famílias kaigang estão acampadas entre Passo Fundo e Carazinho desde o fim de semana

Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Passo Fundo devem se deslocar nesta semana para uma área localizada entre Passo Fundo e Carazinho, na qual cerca de 60 índios kaigang estão ocampados desde o fim de semana. Até essa quarta-feira (16), ainda não havia previsão de qual dia seria realizada a visita.

De acordo com a Funai, a visita tem por objetivo verificar se a área ocupada pelos indígenas é de propriedade particular ou do Estado. Apesar de estarem no local desde o fim de semana, o primeiro contato com a Funai ocorreu apenas na segunda-feira. Os índios realizam uma reivindicação fundiária no local, com grupos de pessoas oriundas de Passo Fundo, Mato Castelhano, entre outros municípios da região. A ocupação teria sido nomeada de “Gojur”, que significa rio nascente. Segundo a Funai, eles alegam que a área, antigamente, era de posse dos kaigang.

A Funai buscará conversar com os indígenas presentes na área para orientá-los de quais medidas tomarem nos próximos dias. A reportagem do Jornal Diário da Manhã tentou contato com uma das lideranças kaikang presente na área às margens da BR 285, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.

Outro caso

Essa ocupação não é o único problema encarado pela Funai nestes dias. O grupo indígena da Reserva do Votouro, de Benjamin Constant do Sul, próximo de Erechim, segue acampado no prédio da Funai de Passo Fundo, na Rua Uruguai, no bairro Boqueirão. Eles ocupam o local desde a última sexta-feira (11).

Os índios pedem punição ao autor do crime pela morte de Vitor Hugo dos Santos Refey, de 22 anos, assassinado em 8 de março, num confronto entre indígenas que resultou em um óbito e oito feridos. Além disso, alegam perseguição contra as famílias que residem no local e reivindicam segurança. Na última semana, eles permaneceram acampados ao lado do Ministério Público de Erechim de segunda-feira a quinta-feira. De acordo com o coordenador da Funai, Lauriano Artico, até essa quarta-feira, a situação não havia evoluído. “A situação segue a mesma. E já tem quase uma semana. Penso que temos a evoluir nesse caso ainda”, afirmou.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027