Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Geral

Obras e Agricultura farão mutirão em ruas de chão batido

Autor: Redação Diário da Manhã
Obras e Agricultura farão mutirão em ruas de chão batido
Foto: Marcelo Fripp/ DM

Ideia é de que todas as ruas da cidade recebam as equipes antes do Inverno.  Estevão De Loreno  afirma que a intenção é de empedrar com brita todas as ruas 

Dada a  aproximação do Inverno, as Secretarias de Obras e a de Agricultura acordaram a realização de um mutirão que deve ser feito provavelmente a partir da próxima semana para melhorar as condições de ruas da cidade que são de chão batido. Estima-se que o município tenha cerca de 60 quilômetros de ruas que não têm pavimentação.

O secretário de Obras, Estevão De Loreno, frisa que embora muitas das ruas estejam no cronograma de asfalto e colocação de paralelepípedos a serem feitas, muitas das quais para a execução se espera contar com emendas parlamentares, é fato que não será possível pavimentar todas as  ruas da cidade ainda sem infraestrutura até o final da atual gestão municipal. No entanto, para amenizar os efeitos das chuvas e do clima do Inverno, na próxima semana quatro caminhões e duas retroescavadeiras, além de um grupo de trabalhadores, serão destacados especificamente para atuar nessas ruas.

De acordo com o secretário, na próxima semana uma equipe de  colaboradores das obras também será  designada a trabalhar no britador  da prefeitura fazendo a retirada de  cascalho da pedreira municipal. “Vamos fazer um trabalho de cascalhamento em todas as ruas da cidade. A pedra brita dá um  rendimento muito maior que o cascalho. Uma carga de brita rende até três vezes mais que o cascalho e o acabamento é bem melhor. Faremos um trabalho agora  para  evitar  transtornos durante o  inverno”,  diz  De Loreno. Um dos primeiros  bairros a receber o mutirão deve ser o Bairro Sandri. A previsão de  conclusão dos trabalhos é de cerca de um mês. 

Moradores do Bairro Planalto reclamam das condições das ruas 

Na manhã desta quarta-feira (16), a  unidade  móvel  do  Grupo  Diário da Manhã    foi até o   Bairro  Planalto   para  ouvir demandas de  moradores que  pedem ao  poder    público   providências  quanto  à manutenção das  ruas.  “A rua tem esgoto correndo a céu aberto e muito barro, o asfalto passa a duas quadras daqui. Não  compreendo porque este trecho não é asfaltado também, mas já que não  fazem o asfalto então ao menos que se melhore a condição da rua”, relata a moradora Jocélia Dias, da Rua José Domingos Piva.

No mesmo bairro, a moradora da Rua Hari Buchholz, Maria Luiza de Oliveira, relata que dadas as condições da via a população local fica prejudicada, seja com o barro, seja com  a poeira. “Estamos com a rua nestas condições há anos,  sempre com a promessa de  que será melhorada e nada acontece. No Verão sofremos com a poeira e no Inverno é com barro”, cita a moradora.

Chuva no Inverno em Carazinho

Dados do setor de suporte de grãos da Cotrijal, que verifica os mapas de chuvas e capta os indicadores de precipitação da região de abrangência da  Cooperativa,  mostram que durante os meses  de Inverno  do ano passado em Carazinho foram registrados no acumulado do período 587 milímetros de chuva, o que  representa 21,14% de toda a precipitação de 2017, que totalizou 2.776  milímetros. O mês de agosto  de 2017 tinha sido o mais chuvoso do Inverno passado, registrando 229  mm,  seguido de junho  com 227  mm, setembro com 108 mm e  julho com apenas 23 mm.

O observador meteorológico da Embrapa Trigo Ivegndonei Sampaio explica que no período de Inverno a condição de radiação solar é menor do que se comparada ao Verão, por exemplo, quando chega a ser registrado em um dia sem nuvens até 12h50min. de luminosidade, enquanto no Inverno em um dia sem nuvens se tem no máximo 10 horas de radiação e a intensidade de  iluminação natural é menor, fato que contribui com a menor evaporação da água. No inverno, a água fica mais retida no solo, o que no caso de  estradas, dependo da compactação, deixa o solo mais  instável. 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027