Agro Diário

CAR pode ser feito até o fim do mês

Autor: Sereno Azevedo
CAR pode ser feito até o fim do mês
Foto: Divulgação

 

Lideranças do setor afirmam que a adesão ao cadastramento é grande entre os produtores

Produtores rurais que ainda realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) têm até o final deste mês para regularizar a situação. Lideranças ligadas ao meio rural estimam que na região pelo menos 90% dos agricultores já realizaram o cadastramento tido como uma identidade do meio ambiente da propriedade rural.

A data limite para realizar o procedimento é o próximo dia 31. Na formação do cadastro constam informações importantes sobre a vegetação nativa, as áreas destinadas à produção no campo, a preservação das nascentes de água, sangas e rios. O produtor que não realizar o CAR deve ficar atento quanto às penalidades.

Já o produtor que realizar o cadastramento poderá aderir ao Programa de Regularização Ambiental, podendo desta maneira corrigir algum dano praticado ao meio ambiente e que tenha sido registrado em sua propriedade.

Na dúvida sobre como realizar o cadastramento, o produtor deve procurar escritórios de planejamento agrícola, pois estes possuem profissionais especializados em todos os setores, inclusive, na questão que envolve o CAR, informou o Sindicato Rural de Passo Fundo. Segundo o sindicato, o índice de produtores de Passo Fundo que realizou o cadastramento está em 90%. A estimativa é de que o valor até a data limite se aproxime da quase totalidade dos produtores.

Pela preservação

Para o presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Leomar Tombini, as ações de preservação ambiental no campo acontecem diariamente, pois o interesse do agricultor é de que as áreas de preservação permanente continuem intocáveis e que os rios corram pelo seu percurso sem riscos ambientais. “O produtor rural aqui do sul é muito disciplinado. Trabalhamos e respeitamos o meio ambiente. A tendência é que o cadastramento ambiental tenha adesão de praticamente todos os agricultores”, salienta Tombini.

De acordo com o presidente, são raros os casos de descumprimento das regas ambientais no meio rural. “As exceções existem como em todas as outras categorias”, comentou. O presidente aconselha o produtor realizar o Cadastro Ambiental Rural para evitar qualquer transtorno no futuro.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027