Meio Ambiente

Coleta de lixo pode parar por falta de combustível

Autor: Isabella Westphalen
Coleta de lixo pode parar por falta de combustível
Foto: De Loreno/ Arquivo DM

Caso a situação do abastecimento não volte ao normal até a semana que vem, existe a possibilidade de a coleta ser interrompida

Tanto a frota terceirizada de recolhimento de lixo como a própria da Secretaria Municipal de Obras correm o risco de ter que parar de operar nos próximos dias. O motivo é a escassez de combustível, ocasionada pelo protestos dos caminhoneiros.

De acordo com o fiscal do departamento de saneamento da Secretaria Municipal de Obras, Tarso Cadore, o trabalho está acontecendo normalmente até agora, mas a chance de ter que interromper a coleta é grande. “Nós estamos andando com o combustível que tem disponível em cada caminhão. Estamos racionando o uso, só no serviço essencial, que são as ambulâncias e os caminhões de lixo”, afirmou o fiscal.

Segundo o secretário municipal de obras Estevão De Loreno, o departamento tem uma quantidade de diesel estocado, cerca de quatro mil litros, que estão sendo usados apenas pelos caminhões da coleta de lixo e as ambulâncias, caso necessário. “Acredito que racionando essa quantidade dura até semana que vem, para abastecer os serviços essenciais que temos”, explicou De Loreno, que também afirma que a Secretaria suspendeu, por ora, a colheita de galhos, cascalhamento das ruas e asfaltamentos, liberando o óleo diesel apenas para os serviços citados anteriormente.

Caso a paralisação siga até semana que vem, De Loreno afirma que será necessário que a equipe se reúna novamente para reavaliar a situação e ver como proceder. “Vamos voltar com esses outros serviços só quando a situação do combustível se normalizar, não podemos correr o risco de ficar sem diesel para a coleta de lixo e a saúde”, ressaltou o secretário, que afirma que este é um momento de priorizar.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027