Educação

Vestibulares de inverno mobilizam estudantes

Autor: Caetano Bortolini Barreto
Vestibulares de inverno mobilizam estudantes
Foto Divulgação

Três instituições de ensino realizaram seus exames no último sábado. Aprovados foram conhecidos na segunda-feira (11)

O fim de semana foi de vestibular em três das maiores instituições de ensino superior da região. Estudantes de várias cidades da região e de outros estados se deslocaram à Passo Fundo no último sábado (9) para as provas de seleção organizadas pela IMED, Universidade de Passo Fundo e Anhanguera.

A IMED foi a primeira a realizar os testes, quando abriu suas portas na manhã de sábado (9) em seu campus de Passo Fundo para receber os vestibulandos. A seleção seria realizada originalmente no dia 2 de junho, porém a instituição decidiu adiar a prova, devido às dificuldades geradas pela paralisação dos caminhoneiros: “Optamos por transferir a data do vestibular para permitir que tudo se reorganize e que as famílias pudessem se deslocar com segurança e tranquilidade até Passo Fundo”, afirmou o diretor Acadêmico da IMED, William Zanella. No campus localizado no centro da cidade, a IMED abriu 550 vagas para oito cursos de graduação, e os mais procurados foram Direito, Psicologia e Odontologia. De acordo com o coordenador de Graduação da instituição, Luiz Ronaldo de Oliveira, o frio da manhã de sábado não espantou os estudantes: “Tivemos um grande número de candidatos. O entusiasmo, a alegria dos nossos professores, funcionários e colaboradores, marcou este Vestibular de Inverno 2018. Estamos preocupados em formar os melhores profissionais para o mercado de trabalho e para isso o vestibular é o início, é a porta de entrada”, frisou o coordenador.

Na tarde do sábado, mais de 5 mil candidatos realizaram a prova do Vestibular de Inverno 2018 da Universidade de Passo Fundo (UPF), e nesse ano o processo seletivo contou com vestibulandos de nove estados do país. O curso mais procurado foi Medicina, com média de 77,44 candidatos por vaga. Ainda dentre os mais concorridos, estão Direito noturno, com 3,90 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, com índice de 3,69 candidatos por vaga; e Odontologia, com 3,20 candidatos por vaga. A vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, destacou os diferenciais da Universidade, que neste ano completa 50 anos de história. “Tivemos a sorte de ter um dia belíssimo de Vestibular e estamos muito felizes com o número de inscritos. São mais de 550 pessoas engajadas na realização do vestibular para receber e atender os vestibulandos e seus familiares que acompanham os candidatos para dar o seu apoio e estamos na torcida para que façam parte da nossa Universidade”, destacou Rosani. A abstenção esse ano foi de 5,68%, segundo os dados repassados pela instituição.

Também na parte da tarde, a faculdade Anhanguera de Passo Fundo deu início ao processo seletivo para seus 13 cursos de graduação, e esse ano a faculdade passou a oferecer mais opções. “A novidade desse vestibular de inverno são os cursos na área de saúde, como a Enfermagem, além de Psicologia e Educação Física, e os cursos que já começaram com turmas no início do ano, que incluem Agronomia e Engenharia Civil”, apontou Robson Andrade, diretor do campus Passo Fundo. Além das tradicionais aulas presenciais, a Anhanguera disponibiliza várias modalidades de graduação para se adaptar às necessidades do aluno: “Temos alguns cursos semipresenciais, que o aluno vem de uma a três vezes por semana para aulas com conteúdo ao vivo, e também as aulas online na modalidade de streaming, em que o aluno faz as aulas na plataforma própria e realiza as provas aqui na faculdade”, explanou Andrade.

Matrículas abertas

Na segunda-feira (11), foram divulgadas as listas de aprovados, e as instituições abriram o período de matrículas para todos que foram selecionados nas provas. Na UPF, as inscrições iniciam nesta terça-feira (12), e seguem até quinta-feira (14), conforme cronograma de cada curso. A matrícula deve ser feita pelo candidato classificado ou pelo seu representante legal no Campus I, na Central de Atendimento ao Aluno – Prédio J1. Os aprovados devem apresentar no ato da matrícula seu histórico escolar do ensino médio, contendo certificado de conclusão, carga horária, notas ou conceitos (Lei 9394/96); cópia da certidão de nascimento ou de casamento; cópia da carteira de identidade e do CPF do candidato; cópia do comprovante de residência e atestado médico e eletrocardiograma para os aprovados no curso de Educação Física.

Os aprovados na IMED na primeira chamada devem fazer sua matrícula no período de 12 a 14 de junho, e quem passou na segunda chamada, deve procurar a secretaria da IMED para fazer a sua inscrição a partir do dia 15 até o dia 19 de junho. O atendimento aos vestibulandos é das 8h às 22h.

E quem pretende cursar uma graduação na Anhanguera, deve procurar o setor comercial da instituição até o próximo sábado (16), levando histórico escolar, RG e comprovante de residência. O atendimento para os aprovados no vestibular é das 9h às 12h, e das 13h30min até às 20h, e o telefone para quem quiser mais informações é o (54) 3046-8013.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027