Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

A retomada após duas décadas

Autor: Sereno Azevedo
A retomada após duas décadas
Foto: Divulgação

Feira do produtor voltou a ser realizada em Carazinho. Primeiro evento aconteceu na Gare no final de semana

A cada 14 dias o espaço da Gare em Carazinho será local de comercialização de hortigranjeiros, embutidos, frutas, pães, bolachas, tempero verde, doces, cereais e outros produtos produzidos em pequenos espaços de solo e de indústrias caseiras.

A primeira experiência dos negócios aconteceu no sábado, 9 de junho, quando 13 barracas foram erguidas pelos expositores, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater-RS. Quem foi à Feira do Produtor também encontrou comércio de flores.

O movimento começou às 7h quando a feira abriu e se estendeu até pouco antes das 14h. De acordo com o secretário municipal de Agricultura Aldrin Keyser, o horário prolongado de atendimento foi definido juntamente com os expositores e consumidores, para que trabalhadores interessados em ir à feira pudessem se deslocar até o local durante o horário de intervalo do turno de trabalho.

“A feira é uma oportunidade a mais de comercialização. O contato direto com o consumidor também nos ajuda, pois abre possibilidade de sugestões”, avalia a proprietária de uma barraca Camila Dias.

Segundo a feirante, com este novo espaço para os negócios a tendência é ampliar a produção no campo e dependendo da necessidade dos consumidores diversificar mais os tipos de alimentos que possam ser oferecidos durante o evento.

De acordo com Camila, nos dois hectares da propriedade localizada em Colônia Dona Julia, em Carazinho, a família trabalha no cultivo dos hortigranjeiros e no setor de panificação. São produzidas geleias, cucas, bolachas e pães. Cinco integrantes da família e mais um empregado atuam na propriedade.

Oportunidade para consolidar a marca

Com uma tenda voltada ao comércio de embutidos, o proprietário de uma pequena agroindústria instalada em Carazinho, André Damiani, também destacava a oportunidade de poder apresentar os salames e copas que sabe produzir. “A feira, além da comercialização dos produtos, acredito que vai ajudar a divulgar a marca dos embutidos que produzimos. Hoje, transformo semanalmente perto de 1 tonelada de carne suína em embutidos. Já estou conseguindo gerar os primeiros postos de trabalho”, enfatiza Damiani.

Ele é natural de Almirante Tamandaré do Sul, de onde veio faz 10 anos, dos quais sete anos trabalhou como açougueiro em um supermercado. Conforme o pequeno empresário, a expectativa com a abertura da feira é positiva, pois acredita que conseguirá consolidar sua marca no mercado local, conquistando os consumidores pela qualidade.

Próxima feira será no dia 23

A coordenadora da Emater-RS em Carazinho, a agrônoma Ana Clara Vian, destaca a grande diversidade de produtos colocados nas barracas pelos feirantes. Segundo Ana, os produtos passam por fiscalização e inspeção sanitária.

Dilva De Carli aproveitou as primeiras horas de feira para fazer as compras. "Vim prestigiar a Feira do Produtor e encontrei produtos de muita qualidade. Achei ótima essa iniciativa, sempre que tiver, pretendo comparecer", salientou.

De acordo com o Keyser, a próxima feira está agendada para o dia 23 de junho. “Inicialmente a comercialização acontecerá a cada 14 dias. Havendo demanda e produção, nada impede que passamos ter a feira todos os sábado. O retorno da feira era uma antiga reivindicação dos consumidores e dos produtores. Nossa perspectiva é positiva quanto ao funcionamento do evento”, disse o secretário, que destacou o apoio que o projeto recebeu do prefeito Milton Schmitz.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027