Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Esportes

Copa terá árbitro de vídeo

Autor: Kleiton Vasconcellos
Copa terá árbitro de vídeo
Foto Fifa/ Divulgação

AVV é a grande novidade no Mundial que começa amanhã, na Rússia. Delegado da FIFA na região, Paulo Roberto Bibiano analisa a inovação

Após testes em diferentes competições e ser implementado nos Campeonatos Italiano, Espanhol e Alemão, o recurso de árbitro assistente de vídeo (AAV) será utilizado pela primeira vez na história da Copa do Mundo. Com um total de 33 câmeras instaladas nos 12 estádios das cidades sedes que receberão as partidas da competição, as imagens estarão conectadas ao Centro Internacional de Transmissão, localizado em Moscou. O objetivo é claro: auxiliar a arbitragem a errar menos.

De acordo com a organização da competição mundial, o recurso do AVV será utilizado apenas em erros na marcação ou não de gols, em decisões sobre pênaltis, problemas na identificação de jogadores e expulsões. Sua atuação será uma espécie de apoio, mas não será considerado como decisão final do lance, que continuará sob responsabilidade exclusiva do árbitro de campo. Para tanto, a equipe não será superior a 20 árbitros AVV.

O perfeito funcionamento do sistema, porém exige um trabalho em equipe a ser feito de maneira sincronizada. Para conseguir analisar momento a momento de cada lance, os árbitros contarão com oito câmeras gravando a partida em "superlenta", seis em "extralenta", e outras duas exclusivas para lances de impedimento. A cabine de análise será composta por três integrantes convocados pela organização e mais quatro operadores de replay, que serão responsáveis por mostrar os melhores ângulos das 33 câmeras. A estimativa é que cada decisão leve no máximo 30 segundos para ser tomada.

Opinião de um árbitro

Ex-árbitro de campo e delegado de todas as entidades ligadas ao futebol (FGF, CBF, Conmebol e FIFA) em Passo Fundo e região, Paulo Roberto Bibiano vê com otimismo a chegada do árbitro assistente de vídeo. “É uma tecnologia que vem para melhorar o futebol mundial e também diminuir os erros de arbitragem. A tecnologia vai ser muito bem-vinda” disse.

Para Bibiano, os principais pontos a serem observados são os lances de pênalti e simulação ou agressão de jogadores. “Seria o ideal implementar o vídeo em todos os jogos. Tem muito jogador trapaceiro e isso diminuiria muito. Também tem os lances em que fica a dúvida quando a bola ultrapassa a linha ou não, no gol. O vídeo é sempre muito importante” completa.

Contudo, há pontos que precisam ser melhorados. “O custo no Brasil é de R$ 35 mil em cada jogo, o que inviabiliza. E tem a questão da demora em tomar a decisão. Vi uma partida na Europa em que demorou três minutos para se decidir sobre o lance e isso esfria o jogo. Teria que ter esse árbitro também na beira no campo, acho que deixaria o processo mais rápido” encerra Bibiano.

Outras modalidades

Vale ressaltar que decisões de arbitragem baseadas em imagens de vídeo já são comuns em outras modalidades esportivas, como tênis e vôlei. No futebol, a tecnologia do vídeo vem sendo implantada desde a Copa de 2014 – mas no Mundial do Brasil era apenas o conjunto de câmeras apontadas para a linha do gol.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027