Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Esportes

Camisetas, chuteiras e bola da Copa para torcer

Autor: Isabella Westphalen
Camisetas, chuteiras e bola da Copa para torcer
Foto: Taina Binello/DM

Competição mais importante do futebol começa hoje. A Seleção Brasileira estreia no domingo (17) e o comércio de Carazinho percebe que a competição mexe com os ânimos do torcedor

Para quem ama o futebol, esta quinta-feira (14) não é um dia qualquer. Com o jogo Rússia x Arábia Saudita tem início hoje a Copa do Mundo 2018. O Brasil estreia no domingo (17), quando encara a Suíça às 15h em Rostov.

Visando a estreia do Brasil, as compras para torcer já começaram. Segundo o proprietário das lojas Andriolli, Darci Vedana, a “amarelinha” já está à venda e a procura tem sido grande. “Temos as camisas em tamanhos adulto, infantil, feminino, como queiram. Está vendendo bem, sentimos que o pessoal está empolgado para a Copa, a gente sente que mexe”, afirmou Vedana.

Além das camisetas da Seleção Brasileira, e também de outros países, o proprietário também percebe as vendas de chuteiras, principalmente de jogadores como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. “As pessoas pedem, se animam. Então, a gente vende bem os artigos de esporte nessa época, se cria o clima de Copa”, afirmou Vedana, que também ressalta para a questão da bola da Copa, que já está esgotada. “A primeira remessa que chegou, já vendemos tudo. Já fizemos o pedido para mais”, complementou.

De acordo com Vedana, por mais que a situação política no Brasil seja turbulenta e nada agradável, é importante buscar um ânimo e a Copa do Mundo vem para isso. “A expectativa é para o hexa, amém. Acho que vai ser bom, de qualquer forma, mexe com a movimentação”, salientou o comerciante.

Renovando a televisão para dar sorte

Em época de Copa do Mundo, existe uma movimentação no comércio, principalmente na parte da troca de televisores. De acordo com o gerente da loja Deltasul, Fernando Neuberger, a procura é grande, principalmente pelas televisões de telas grandes, de 43, 49 e 55 polegadas. “Isso acontece bastante em época de Copa, quem gosta de futebol então, aproveita para trocar de televisão. Aqueles que não têm TV digital buscam se atualizar”, comentou Neuberger.

Outra peculiaridade é a busca das pessoas pelas smart TVs e há também a procura por antenas e conversores digitais, para adaptação das televisões. “Aqueles que ainda não podem investir, talvez em um produto novo, acaba optando pelo conversor”, explicou o gerente, que também frisa que a loja acaba fazendo promoções nesse período, pensando na Copa. “Temos bastante ofertas voltadas para esse tema e vendemos também pipoqueiras, poltronas, estofados, enfim, que acabam somando também nessa época”, avaliou Neuberger, que acredita que apesar de um pouco tímidas em relação à Copa, é clara a movimentação em prol disso.

Horários de funcionamento alterados

Em dias de jogos da Seleção Brasileira, buscando um melhor atendimento ao público e também atender aos requerimentos dos funcionários, os bancos terão turnos diferenciados. O Sindicato dos Bancários aponta que no dia 22 de junho, quando o Brasil joga com a Costa Rica às 9h, as agências funcionarão das 13h às 17h.

Caso a Seleção Brasileira passe de fase e jogue às 11h, as instituições financeiras irão funcionar das 8h até 10h30min e das 14h às 16h.

O Poder Judiciário local publicou uma ordem de serviço, decretando que igualmente se adaptarão ao evento. No dia 22 de junho, sexta-feira, o expediente do Fórum será das 12h às 19h, sem intervalo, e no dia 27 das 8h às 14h; Caso ocorra a classificação para as oitavas de final, na partida do dia 2 ou 3 de julho, terça-feira, das 14h às 19h, sendo atrasado em 30min em situações de acréscimos.

Em contrapartida, Wanderlei Conte, executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Carazinho, conta que não haverão mudanças durante a primeira fase. “As lojas se adaptarão sem precisar de horários diferenciados, televisões serão colocadas, rádios, para que clientes e funcionários fiquem ligados nas partidas”, afirmou.

Órgãos públicos municipais

A Câmara de Vereadores de Carazinho atenderá em turno único apenas no dia 27 de junho. A Prefeitura se pronunciou também sobre o período de jogos, tendo turno único no dia 22 das 12h às 18h e no dia 27 das 7h às 13h.

As Secretarias de Educação e Cultura (SMEC), da Saúde e Vigilância Sanitária estarão atendendo em horário normal. As escolas municipais e as ESF’s também seguem com as atividades normalmente, bem como os demais setores ligados à Saúde.

De acordo com o secretário municipal de educação, Lucas Lopes,, alunos, professores e servidores as alunos, professores e servidores assistirão aos jogos na própria instituição, sendo que ficará livre para os pais e familiares que preferirem buscar seus filhos durante o horário dos jogos. Caso o Brasil se classifique, a partir do dia 2 de julho, tal orientação será reavaliada.

Internautas comentam expectativa para a Copa

Na página do Grupo Diário da Manhã no facebook, o internauta pode responder como está sua expectativa para a Copa. Até o final da tarde de ontem, os que não estavam interessados nos jogos que acontecem na Rússia eram maioria.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027