Geral

Comunidade solidária com famílias da região

Autor: Matheus Moraes
Comunidade solidária com famílias da região
Foto: Matheus Moraes / DM

Diversas instituições arrecadam alimentos, roupas e cobertores em Passo Fundo para destinação aos municípios atingidos pelo temporal. Representantes da mobilização aguardam maior envolvimento da população

A semana foi marcada pela destruição que afetou municípios do Norte do Estado, em razão do temporal e de alguns tornados localizados em 11 de junho. As cidades atingidas, como Água Santa, Coxilha, Pontão, Sarandi, Ciríaco, Vila Lângaro, passaram os últimos dias com o trabalho de limpeza dos estragos e reconstrução das casas das famílias atingidas. Em meio a toda a tragédia oriunda pela natureza, o sentimento de solidariedade tomou conta da comunidade, que arrecada donativos para o processo de recuperação dessas localidades.

Em Passo Fundo, desde a última quarta-feira (13), diversas entidades e instituições tomaram a frente para iniciar o recolhimento de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, roupas e agasalhos, para quem sofreu com os impactos dos temporais. Um dos principais pontos de arrecadação é na Portaria dos Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A ação iniciou durante a semana e foi intensificada nessa terça-feira, quando os donativos foram entregues para a Defesa Civil para distribuição nos municípios atingidos.

O representante da Defesa Civil de Passo Fundo, Sargento Miranda, declara que as arrecadações ainda estão tímidas na cidade. “Está meio tímido ainda, tem pouca coisa. Mas não temos prazo para arrecadar, porque tem a Campanha do Agasalho junto. Então seguimos recebendo roupas, colchões, cestas básicas e agasalhos”, pontua. Para os interessados em doar algum material para a Defesa Civil, o telefone é o (54) 3313-0198. A Defesa Civil Regional destina cada material mediante contato para viabilizar a necessidade de cada município.

De acordo com o HSVP, a mobilização arrecadou alimentos, produtos de higiene, roupas e cobertores. Em paralelo a essa ação, houve arrecadação de dinheiro para a compra de 22 colchões de solteiro e dez de casal. A assistente social do RH da instituição, Elisete da Silva, destaca que os funcionários conseguiram atender o pedido da Defesa Civil. “A arrecadação de dinheiro foi um pedido deles. Nós agradecemos à mobilização dos funcionários da matriz e unidade 2, que se sensibilizaram pela situação das pessoas atingidas pelos temporais e fizeram uma bonita ação solidária”, ressalta a assistente social.

Outro ponto de arrecadação na cidade acontece na Paróquia da São Cristóvão. Os donativos arrecadados no local foram destinados para Água Santa durante a semana. Nessa sexta-feira, chegou até a Paróquia a informação de que os materiais iriam ser repassados para Ciríaco, porque Água Santa já teria recebido mais donativos que o necessário. O funcionário da igreja, Evandro Perin Garcia, destaca que a comunidade pode contribuir, visto que não há prazo para encerrar a campanha. “Estamos recebendo alimentos, roupas. Se as pessoas tiverem pia de cozinha também podem doar, porque temos caminhão para levar até as cidades. Aguardamos a ajuda dos passo-fundenses”, declara. Ainda na sexta-feira, o caminhão destinou o material arrecadado para os municípios para o fim de semana.

Arquidiocese de Passo Fundo

A Arquidiocese de Passo Fundo, em conjunto com o Fundo de Solidariedade e Cáritas Arquidiocesana (FDS), convoca a comunidade para realizar doações em caráter de emergência numa coleta. A atividade será intensificada neste fim de semana. As doações podem ser feitas pela conta da Caixa Econômica Federal; Conta corrente: 1788-7, Operação: 003, Agência: 1593, em nome de Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. De acordo com a Arquidiocese, a comunidade pode ser solidária de diversas maneiras. “Sermos solidários dentro das próprias comunidades atingidas, ajudando na acolhida, conforto, reconforto e apoio. Participarmos da coleta que estamos encaminhando através do Fundo de Solidariedade mantido pela Arquidiocese de Passo Fundo, com o objetivo específico de ajudar de forma organizada na reconstrução”, conclama, em nota.

SC Gaúcho

O Sport Clube Gaúcho também está arrecadando donativos para as vítimas dos temporais na região. Neste domingo (17), em rodada pela Terceirona Gaúcha, o torcedor que levar um agasalho ou um alimento não perecível para doação aos desabrigados do vendaval irá concorrer a duas camisas oficiais do clube.

Municípios em situação de emergência

A Defesa Civil já decretou situação de emergência nos municípios de São Pontão, Giruá, Pontão, Vila Lângaro, Ciríaco e Santa Bárbara do Sul em razão dos temporais da última semana. O departamento segue com o acompanhamento das Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária às localidades atingidas.

Seis municípios recebem os donativos

O coordenador regional da Defesa Civil no Estado, Ricardo Mattei Santos, afirma que os donativos serão encaminhados para as comunidades de Água Santa, Ciríaco, Coxilha, Vila Lângaro, Pontão e Sertão. Segundo ele, as pessoas desses municípios foram atingidas por vendavais, granizo, entre outros fenômenos naturais que impactaram em estragos e perdas materiais enormes. “Eles perderam casas, estruturas e ferramentas que são usadas para sua subsistência. Pelo que apuramos foram 47 casas totalmente destruídas, mais de 100 estruturas e ferramentas atingidas e mais de 500 casas danificadas pelos temporais”. Por isso, Mattei enfatiza que a mobilização continua nos municípios afetados. Para a Defesa Civil ser ágil na entrega dos donativos trabalha com a coletividade da estrutura de outros órgãos do estado, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.

A situação no RS
Municípios atingidos      28
Residências atingidas    2.917
Óbito    2
Desabrigados    9
Desalojados       142

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027