Geral

Passo Fundo contará com nova casa de apoio a pessoas com câncer

Autor: Matheus Moraes

Inauguração do ambiente de acompanhamento psicológico será na sexta-feira (22)

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) abre as portas da sua nova unidade na próxima sexta-feira (22), em Passo Fundo. Há quatro anos com interesse de ingressar no município, a entidade que atua como casa de apoio para pessoas em tratamento não visa fins lucrativos e é mantida por doações da comunidade. Ao todo, já são 13 anos de atividades em diversas filiais no Rio Grande do Sul. Na cidade, a casa se localizará na Rua Passo Fundo, 335, na Vila Luiza.

O objetivo da casa de apoio é receber as pessoas que precisam vir até Passo Fundo para cuidar do tratamento e também localizar pacientes que necessitem de algum auxílio de acompanhamento para contribuir com enfermos com câncer. “É um acompanhamento, principalmente psicológico. As vezes precisamos conversar, entender o problema. Tanto com o paciente quanto com a família, que muitas vezes sofre mais que a pessoa”, declara o coordenador da unidade de Passo Fundo, Eliel Machado.

De maneira geral, a entidade entra em contato com a comunidade por meio de telemarketing para informar o funcionamento da associação e sua prestação de serviço aos pacientes com câncer. Após diversas visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes, a entidade viu a necessidade em colaborar com as dificuldades – seja social, financeira etc – dos enfermos. “Somos conhecidos por essa ajuda que prestamos. É um cuidado que temos que ter, de precisar ajudar o necessário, mas não o mínimo. Buscamos ajudar o paciente da melhor maneira possível”, descreve Machado.

O usuário cadastrado na AAPECAN realiza exames, recebe visitação dos voluntários e acaba monitorado pela casa de apoio. Os pacientes que chegam a Passo Fundo podem ficar hospedados no local, com direito a café da manhã, almoço e café da tarde. Em caso de necessidades de medicação, os pacientes são ajudados por meio de doações da comunidade, assim como cesta básica também. “Buscamos ser o mais transparente possível. Todos os exames são dados diretos para o assistente social. Vemos a real situação e do que o paciente necessita”, completa o coordenador. A casa também trabalha com projetos, para que o paciente sinta-se produtivo no ambiente.

A entidade

A AAPECAN é uma organização da sociedade civil (OSC), que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade há 13 anos. Atualmente, são 14 unidades de atendimento e dez – com a de Passo Fundo – casas de apoio no Rio Grande do Sul. A entidade é bancada somente por doações da comunidade. Ela trabalha com agenda de telemarketing para o contato com a população. Em Passo Fundo, a entidade ainda não possui conta na Caixa Econômica Federal, mas logo divulgará no site. A filial no município deve contar com sete funcionários, devendo prestar serviço a enfermos de 62 cidades da região. O telefone para contato é o (54) 98434-6823.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027