Geral

Cuidar de quem cuida

Autor: Aline Prestes
Cuidar de quem cuida
Foto: Aline Prestes/DM

Programa de lideranças empreendedoras promove qualificação para cuidadores e equipes técnicas da Semcas

 “Cuidar de quem cuida” foi o mote do primeiro encontro realizado hoje (20), pela Lídera- Associação de Mulheres Empreendedoras, Ministério Público, Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura Municipal. O programa de lideranças empreendedoras, que tem a Imed como mantenedora, visa fortalecer o autoconhecimento, feedback, desenvolvimento de planos de ação e mentoria durante a formação promovida para cuidadores e equipes técnicas da Semcas.

Conforme relatou a diretora social da Lídera e uma das organizadoras do evento, Moema Souza, este primeiro encontro tinha como objetivo inspirar e agregar as equipes da rede de proteção que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade. “Muitas vezes estes cuidadores que atendem pessoas que passam por momentos difíceis não são lembrados, por isso, lançamos este projeto que vai até o mês de dezembro com encontros mensais, apoiando estes profissionais”, aponta.

Já a presidente da Lídera, Márcia Capellari, cita que entre os pilares estão utilizar instrumentos de empreendedorismo e autoconhecimento, apoiar os profissionais para que estejam cada vez melhor preparados psicologicamente e emocionalmente enquanto indivíduos e como equipe. “Vamos proporcionar crescimento pessoal e profissional de mulheres em estado de vulnerabilidade social ou mulheres envolvidas com este público, como forma de fortalecer sua autoestima e possibilitar que se tornem protagonistas de seus próprios direitos”, salienta.

Para fortalecer ainda mais, a Lídera convidou o Ministério Público do Estado, abrangendo também a necessidade que indicasse pessoas que trabalham nessa assistência, explicou a promotora de justiça do Ministério Público, Clarissa Ammélia Simões Machado. “Estou encantada com a ideia, um grupo de mulheres empreendedoras, com cada um podendo colaborar com sua experiência individual e profissional no acréscimo de atividades, oficinas e valorização humana. Esse programa tem um grande potencial, desde cuidar do cuidador possibilitando que elas se reconheçam indivíduos fortes e capazes”, comenta.

A Lídera

A Lídera surgiu a partir de conversas informais entre mulheres que tinham como sonho deixar um legado, uma marca para serem lembradas. Realizou-se um movimento organizado que buscou identificar se este objetivo era compartilhado por um número maior de mulheres. O projeto apoiado pela IMED iniciou em 2015 quando encontros foram chamados de confraria, cuja ideia inicial era oferecer momentos de desconexão com a luta diária por reconhecimento e ao mesmo tempo oferecer um espaço descontraído para a discussão de temas como os desafios das mulheres no mercado de trabalho. Sustentada pelos pilares Empreendedorismo e Negócios; Bem-Estar e Social, a associação busca atender aos anseios da mulher empreendedora por meio da promoção de workshops, networking, cursos e eventos, formatados para disseminar a cultura da liderança entre as mulheres de Passo Fundo e região.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027