Cultura

ACL incentiva a produção literária no município

Autor: Redação Diário da Manhã
ACL incentiva a produção literária no município
Foto: DM/Anderson Favero

Criada em janeiro, a Associação Carazinhense de Letras (ACL) busca espaço na sociedade e quer formar novos escritores

Anderson Favero
[email protected]


O município de Carazinho conta com 58 escritores. A informação foi levantada recentemente pela Associação Carazinhense de Letras (ACL), movimento criado em janeiro deste ano com o propósito de incentivar a produção literária no município bem como reunir os apaixonados pela arte da escrita em torno da criação e divulgação de seus trabalhos. A iniciativa pioneira foi viabilizada através de uma parceria entre a Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

- Em janeiro de 2018, por iniciativa da direção da Biblioteca e da SMEC, conseguimos reunir esses autores e começamos a conversar sobre a criação de uma associação. Foram muitas reuniões para definirmos como seria constiutída nossa ‘academia de letras’ e, no mês de março, tivemos uma reunião oficial na qual criamos um estatuto e fundamos a ACL - conta o escritor carazinhense Ervino Vogelmann, que preside a Associação.

Naquela ocasião, também foi eleita por aclamação uma diretoria na qual Vogelmann foi o escolhido para estar à frente. Nesta semana, ele conversou com a reportagem do Grupo Diário da Manhã sobre o andamento das atividades da ACL e quais as propostas para o segundo semestre de 2018.

- Com mais de 50 autores com publicações em diferentes segmentos, Carazinho estava carente de uma iniciativa que pudesse reuni-los. E desde os primeiros encontros notamos uma boa participação e engajamento de todos eles. Trata-se, sobretudo, de um projeto que dá seus primeiros passos no município, mas que irá render muitos frutos no futuro, pois iremos gravar o nome de Carazinho no Brasil e no mundo a partir da ACL, com o incentivo à produção literária no município - ressalta Vogelmann.

Função pública

Os primeiros passos aos quais Volgemann se refere, por enquanto, têm sido os trâmites legais e burocráticos. Recentemente, a ACL obteve o CNPJ e, na próxima semana, conseguirá o alvará de funcionamento.

Por ora, as reuniões do grupo têm acontecido em um espaço cedido pela Biblioteca Pública. “Nessa fase inicial estamos vivendo do apoio público e, aos poucos, a ACL vai ganhando mais corpo junto à sociedade. Não queremos ser simplesmente uma associação que vai se fechar em suas atividades. Ao contrário, queremos ser um bem público, que esteja em contato com diferentes setores da sociedade com propostas de incentivo às pessoas que desejarem desenvolver suas capacidades de escrita, independentemente de serem escritores conhecidos ou não. Até mesmo aquelas pessoas que têm uma ideia na cabeça e não sabem como por no papel serão bem-vindas entre nós”, destaca Vogelmann.

A arte de escrever

Natural de Carazinho, casado e pais de três filhos, o bancário aposentado Ervino Vogelmann sempre teve na literatura a maior válvula de escape para o estressante mundo financeiro no qual atuou durante mais de 20 anos.

Paralelamente às atividades que desenvolveu ao longo de sua carreira, o escritor manteve viva a paixão pela literatura. “Tudo começou quando eu tinha 12 anos. Uma professora organizou um concurso de produção de texto e eu participei. Desde então, nunca mais abandonei a arte da escrita. A exemplo disso, com a ACL, também queremos ser incentivadores de futuros escritores. A literatura representa um pilar de felicidade na minha vida”, revela Vogelmann.

Atualmente, ele se dedica na elaboração de um livro de contos que vai tratar de três temáticas principais: sociedade, economia e religião e como esses fatores podem oprimir os indivíduos no sentido de limitar suas habilidades por conceitos preestabelecidos.

- Meus contos irão questionar de que maneira todas essas coisas que estão constituídas influenciam na vida das pessoas. Quais os aspectos dessas fronteiras que oprimem o indivíduo?, questiona o autor.

Para além dessa proposta ousada, Vogelmann já se aventurou em outras propostas literárias. Seu primeiro livro, lançado em 2004, quando ele tinha 44 anos, traz dicas sobre planejamento estratégico para pequenas e grandes empresas se consolidarem no mercado. Em outra produção, publicada em seguida, Vogelmann abordou técnicas de ensino ligadas à oratória.

Sua última obra publicada, no entanto, chama-se “Construindo Círculos de Amizade”, que leva o leitor a encontrar respostas para perguntas como “por que meu vizinho é mais feliz que eu?” e “por que as pessoas prosperam na vida e eu não?”. No enredo, o escritor discute esses temas a partir de sua própria trajetória de vida.

Influências

Com formação em contabilidade, Vogelmann tem uma relação estreita com pensadores ligados à área. Um de seus autores preferidos é o austríaco Peter Drucker, que é uma de suas principais fontes de inspiração. “Drucker fala que o futuro está nas nossas ações de hoje e não de amanhã, então, quando relaciono esse pensamento com a literatura e até mesmo com a criação da ACL, imagino que daqui a 20 ou 30 anos tudo o que estamos fazendo hoje por Carazinho oportunizará algo muito positivo para as pessoas que aqui viverão. Então, nós precisamos ajudar as pessoas a desenvolver essa visão do futuro, entendendo nosso passado e criando uma base sólida no presente. Incentivar uma criança a ler ou escrever é ter essa visão de futuro, porque ela nunca vai esquecer desse aprendizado”, conclui o escritor.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027