Política

Abertura de comércio aos domingos pode ir à votação na segunda-feira

Autor: Redação Diário da Manhã
Abertura de comércio aos domingos pode ir à votação na segunda-feira
Foto: Arquivo/DM

Projeto do Executivo passa por análise do jurídico e deve chegar hoje à comissão de Justiça

Isadora Stentzler
[email protected]


O projeto que flexibiliza a Lei Orgânica no município permitindo a abertura do comércio nas rodovias aos domingos e feriados chegou segunda-feira (9) no setor jurídico da Câmara de Vereadores de Carazinho. A proposta pode passar hoje para a comissão de Justiça da Casa.

O novo texto, que tem apoio da maioria dos vereadores, insere o inciso 15º no artigo 108, redefinindo o horário de funcionamento dos comércios instalados nas BR’s. O objetivo do texto é atrair grandes empresas para o município.

Em março, um projeto de lei já havia sido votado na Casa, mas negado por 7 votos a 5. A fim de voltar à pauta e poder ter nova votação ainda em 2018, o presidente do Legislativo, Marcio Luiz Hoppen, o Guarapa (MDB), explica que as bancadas assinaram um novo texto e encaminharam solicitação ao Executivo para que ele reencaminhasse o projeto.

Dessa vez, o texto altera a Lei Orgânica do município e exclui o comércio central e os situados nas ERS’s, ponto de polêmica na votação de março. Ele tem apoio dos vereadores Tenente Costa (PP), Janete Ross de Oliveira (PSB), Guarapa, Gilson Antonio Haubert (MDB) e Daniel Weber (PP).

Caso o jurídico da Casa não encontre problemas legais, ele deve seguir para a comissão de Justiça, de responsabilidade de Gilson, Tenente Costa e Fabio Luiz Zanetti (PSDB), indo para a comissão econômica, onde estão dois dos vereadores que se manifestaram contrários ao primeiro projeto, Ivomar Tomate Andrade, o Tomate (PTB), João Pedro Albuquerque de Azevedo (PSDB). Daniel Weber também integra a comissão, mas é favorável à proposta. O outro vereador contrário ao projeto, na época, foi Alaor Galdino Tomaz (PDT).

Tomate, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários de Carazinho e Região, disse que só iria se manifestar “na hora certa” em relação ao texto, reiterando que “todo mundo já sabe o que pensa sobre o assunto”.

Em nota, a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Carazinho se mostrou favorável ao projeto, apoiando a iniciativa. “O funcionamento do comércio aos domingos é um grande estímulo ao desenvolvimento, atendendo uma necessidade do município e região podendo contribuir para consolidar Carazinho como um polo de compras regional, gerando mais empregos e renda para a população carazinhense”, diz trecho do documento.

A entidade, bem como os vereadores que apoiam o texto, veem a aprovação da pauta como uma oportunidade para a instalação de grandes empresas, uma vez que sem a autorização via lei há impedimento jurídico.

Tenente Costa ainda frisa que já há tratativas com a Havan para que ela seja uma das contempladas com a mudança. De acordo com ele, caso o texto entre em votação na segunda-feira (16) e seja aprovado, uma comissão será formada para visitar a sede da empresa, em Brusque, e prosseguir com negociações.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027