Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Política

Correios confirmam contratação de efetivo temporário a partir de setembro

Autor: Daniel Rohrig
Correios confirmam contratação de efetivo temporário a partir de setembro
Divulgação Agencia Brasil

Após moção articulada pela Câmara de Vereadores, empresa aponta alternativas para solucionar problemas de atraso nas entregas de encomendas e correspondências no município

Os debates acerca da capacidade operacional dos Correios em Passo Fundo pautaram o primeiro semestre do Legislativo em Passo Fundo. Além de reuniões entre as Comissões permanentes da Casa com a direção municipal do órgão, os vereadores aprovaram em plenário uma Moção de Apoio assinada por todos os parlamentares da Casa, entregue em mãos à direção nacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Brasília, pelo vereador Ronaldo Rosa (SD), objetivando que se restabeleça sua capacidade operacional possibilitando a melhoria do atendimento à comunidade. Como resposta, a direção da empresa confirmou, por meio de um ofício, a contratação de dez funcionários temporários a partir do mês de setembro, para reforçar as unidades de entrega no município nos próximos meses. A contratação será realizada através de uma empresa terceirizada que venceu a licitação pública promovida pelos Correios ainda no ano passado.

De acordo com o documento emitido pela Superintendência Estadual de Operações dos Correios, demais ações extraordinárias de serviços adicionais, como a realização de entrega aos sábados e o apoio de carteiros e veículos vindos de outras cidades, também serão continuadas. “Ficamos muito satisfeitos com essa resposta e realmente valeu a pena ter estado em Brasília, falando pessoalmente com o presidente nacional dos Correios, que nos garantiu que providências seriam tomadas. Agora esperamos que os Correios possam colocar em dia os serviços para atender toda a demanda e a expectativa da população aqui de Passo Fundo”, destaca Rosa, a respeito da resposta obtida após a articulação da Moção, liderada pelo parlamentar.

Como justificativa para as constantes reclamações de atrasos de encomendas e correspondências, os Correios alegam que uma nova metodologia validada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações alterou a frequência de entrega. No caso de Passo Fundo, as unidades passaram a efetuar uma entrega a cada dois dias, em vez de manter os serviços diariamente. A estatal reconhece, todavia, que a mudança tende a gerar a sensação de queda na qualidade dos trabalhos efetuados, mas justifica a decisão afirmando buscar a manutenção da regularidade das entregas e na melhora da produtividade. Segundo a empresa, a Distribuição Domiciliária Alternada (DDA), como ficou conhecida, não se aplica aos serviços considerados expressos, como SEDEX, telegrama, malote e outros — o que significa que esse tipo de serviço segue sendo priorizado.

Outro fato apontado, exclusivamente referente a Passo Fundo, foi o índice elevado de afastamentos de colaboradores, contexto que gerou uma acúmulo de carga em regiões em que não haviam carteiros presentes. Atualmente, a cidade dispõe de 24 distritos de entrega e um efetivo de pouco mais de 40 carteiros. O sindicato da categoria estima que, para ter a operacionalidade regularizada, o número de servidores deveria ao menos dobrar, com a suplementação de mais 40 profissionais.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027