Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Geral

“A magia te faz acreditar no impossível”, diz mágico carazinhense

Autor: Redação Diário da Manhã
“A magia te faz acreditar no impossível”, diz mágico carazinhense
Foto: DM/Isadora Stentzler

Há nove anos atuando com mágica, Jim estreia nesta sexta-feira espetáculo Truques da Mente no teatro do Sesc, em Carazinho

Isadora Stentzler
[email protected]


Nos fundos de uma casa amarela de madeira no bairro Glória é que Vagner Elias Gaulo, ou só Jim, foi apresentado ao teatro, aos oito anos. Sentado nos dois degraus que separam a cozinha da garagem é que viu a sua avó, Zelina Guerreiro Steffler, ensaiar uma peça com um grupo da terceira idade, recebendo um convite da avó para auxiliar no ensaio. Após a morte da matriarca, foi a sua dinda, Ângela Maria Steffler, que de alguma forma lhe mostrou o misticismo do mundo, levando-o, anos depois, a encantar-se com a mágica e transformar a mesma garagem em uma oficina de ilusionismo.

Jim é um jovem alto e mantém um bigode com pontas que se estendem ao nível do cavanhaque, lembrando em medida os bigodes de nobres ou de artistas excêntricos do século passado, e dono de uma voz firme e convincente – há nove anos treinada para os espetáculos de magia.

Ele recorda-se que foi na adolescência que o interesse pela arte surgiu, quando, ainda na escola, viu um truque de cartas. “Eles pareciam ter poderes mágicos”, diz ter passado em sua mente. “Pensei em colocar um eucalipto com água na lua cheia pra obter esses poderes”, fala brincando, completando que após descobrir a ciência da magia ter tido um período de desencantamento por ela.

Apesar disso, estudou, criou e hoje prepara-se para um espetáculo em construção há três anos, que será exibido sexta-feira (20) no teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Carazinho, junto de Felipe Defante, Valdir Leonardo Rodrigues (Jamaica) e um elemento surpresa, a quem ele chama de P.

Um truque

Na tarde da quarta-feira (18), ele deu demonstrações do que é o ilusionismo e as mentiras da mágica que fascinam de crianças a adultos. “Escolha uma carta”, pediu a mim após embaralhar o baralho. A carta escolhida foi um 5 de copas, tão logo selecionado, devolvido ao baralho e perdido entre as outras cartas após a própria reportagem misturá-la ao meio. Jim então tomou o baralho de volta. Frisou que não viu a carta e que não mexera no baralho. “Se eu tivesse marcado uma carta posterior ou anterior, isso já cairia por terra porque foi você que embaralhou. Certo?” Certo.

De posse do baralho, ele moveu de novo as cartas e começou a discursar. “Sem olhar vou dizer que sua carta é de espadas!” Errado. “Ah, eu devo estar nervoso pela entrevista. Deixe-me tentar de novo. Não é esse coringa, ou é?” Tampouco. Então pegou o coringa e colocou na minha mão, pedindo que deixasse a mão esquerda em cima. Ele seguiu falando, movendo as cartas e pedindo novamente para olhar a carta posta na mão. E ao virá-la, estava lá: “5 de copas”. “É essa expressão do ‘como?’ que se faz depois da magia que te faz mexer com a mente”, emenda.

NÃO HÁ IMPOSSÍVEL

O fascínio da arte da ilusão, explica Jim, é levar o público a acreditar que não há impossíveis. É saber que estão sendo enganados, pois tudo é um truque, porém, esperar por esta mentira para dela conseguir sorrir e ainda se perguntar: “De que forma?” “E todos podem ser mágicos nesse sentido. Porém, cada um tem o seu persona mágico”, contextualiza.

Do Mister M., famoso mágico ilusionista, conhecido por desvendar seus truques após cada espetáculo e que usava uma máscara preta, Jim disse ter reacendido a paixão pela arte, já que, segundo o mágico carazinhense, Mister M. não fazia mágica apenas para o público, mas aos próprios mágicos, na intenção de cobrar a reinvenção desta arte.

Dentro do seu trabalho, Jim, que também atua em uma empresa de instalação de internet no município, se reinventa. Busca truques antigos e a eles dá o que chama de uma nova “rotina”, que seriam as adaptações da forma com que o truque será apresentado. “E a mágica”, defende, “busca instigar o mistério nas pessoas. Ou seja, é fazer a pessoa sair do espetáculo se questionando. Eu dou as respostas, porque a mágica acontece em três passos.”

Os passos, segundo Jim, são a promessa da magia, do algo que irá desaparecer em algum lugar e aparecer em outro, por exemplo, da virada, que é o momento em que de fato o objeto apontado desaparece, e o grande truque, quando a promessa é cumprida e o objeto aparece no local prometido.

- Porém, a mágica não termina ali. Meus espetáculos não acabam. Porque ao seu fim sempre ficará uma pergunta não respondida - acrescenta.

Então, peço a Jim se pode adiantar alguma das dúvidas que poderão ser implantadas durante o espetáculo de sexta-feira. E ele fala de uma linha e agulha. “Só isso?”, pergunto. Ele respira fundo, me fita e retribui com outra pergunta: “O piercing que você tem em cima da boca, doeu?” “Um pouco”, digo. “Então é isso que posso te dizer. Não sei se pensarão que é uma agulha de verdade ou uma de mentira”, responde, rindo de forma misteriosa, como alguém que sabe que está escondendo um truque que capturará mentes.

“A mágica busca instigar o mistério nas pessoas. Ou seja, é fazer a pessoa sair do espetáculo se questionando”

Serviço

O espetáculo Truques da Mente é sexta-feira (20) e começa a partir das 20h no Sesc de Carazinho, na Avenida Flores da Cunha, 1224. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 20,00 ou R$ 10,00 para comerciários com carteirinha do Sesc.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027