Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Clima tem contribuído com o trigo

Autor: Redação Diário da Manhã
Clima tem contribuído com o trigo
Foto Divulgação

Segundo a Emater, o cereal ocupa cerca de 2,5 mil hectares em Carazinho e aproximadamente 1,3 mil hectares em Passo Fundo

Nos últimos anos, o trigo perdeu um pouco da importância que tinha na região. Fatores como preço e desempenhos climáticos desfavoráveis fizeram com que muitos produtores rurais perdessem o interesse pela cultura.

As escolhas de quem trabalha no campo resultaram em menos áreas plantadas com o cereal na região. De todo modo, nesta safra de inverno, a cultura teve uma certa reação. “O trigo vinha diminuindo a área que ocupava na região nos últimos anos. Mas, em 2018, teve um pequeno acréscimo em comparação à safra de inverno passada. Foram mil hectares cultivados em 2017 em Passo Fundo. Neste ano, são cerca 1,3 mil hectares plantados no município”, explica Alessandro Davesac, agrônomo da Emater em Passo Fundo.

Carazinho é outro município da região que já teve uma forte relação com a cultura símbolo da safra de inverno. A capital da hospitalidade, no século passado, chegou a ter uma festa dedicada ao trigo. Voltando ao século atual, nos últimos anos, produtores rurais carazinhenses perderam um pouco do interesse em plantar o cereal, que teve redução na área cultivada no município.

Neste ano, porém, segundo Ana Clara Vian, chefe do escritório da Emater em Carazinho, a estimativa é de que o trigo ocupe cerca de 2,5 mil hectares no município. “A projeção que temos é de um rendimento médio de 60 sacas por hectare”, revela Ana.

Desempenho da cultura

Seguindo na linha de boas notícias para o trigo, Davesac avalia como positivo o desempenho do clima até o momento para a cultura nesta safra. “Temos tido alguns dias de temperatura alta por se tratar de inverno, mas nada que influencie muito na cultura. Não temos nenhum registro de uma incidência mais significativa de doenças na cultura. Se não der nenhuma quebra até o final do ciclo, a estimativa que temos é de um rendimento de cerca de 60 sacas por hectare. Tudo depende também do grau de tecnologia utilizado pelos produtores rurais”, pontua o agrônomo.

De acordo com a Emater, atualmente a maior parte das lavouras de trigo da região encontram-se na fase vegetativa de seu desenvolvimento.

Outras culturas

Além do trigo, outras culturas também foram opções escolhidas por produtores rurais, casos da cevada e da canola. A Emater estima que em Passo Fundo 700 hectares tenham sido plantados com cevada, que tem uma estimativa de rendimento de 60 sacas por hectare em média. Já a canola ocupa no município aproximadamente 200 hectares, sendo que a projeção é de um rendimento médio de 25 sacas por hectare.

Outra atividade característica desta época do ano que ocupa com significativa importância as áreas rurais são as pastagens. “Temos cerca de 42 mil hectares de área dedicados à produção de grãos em Passo Fundo. Projetamos que aproximadamente 10 mil hectares tenham sido plantados com pastagens de inverno”, finaliza Davesac.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027