Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Espaço de saúde e boa convivência

Autor: Matheus Moraes
Espaço de saúde e boa convivência
Foto: Matheus Moraes / DM

Feira Ecológica do Boqueirão completa 21 anos com destaque à resistência e a continuidade da produção rural na região

Enraizada na cidade, a Feira Ecológica do bairro Boqueirão é tradição no município. Em todas as manhãs de sábado, dezenas de produtores rurais e agricultores da região trazem ao município alimentos que foram colhidos nas hortas do Norte do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua história, a feira só não ocorreu em uma data: 26 de maio deste ano, em razão da greve dos caminhoneiros. E foi exatamente nessa data que estava marcada a festa de comemoração dos 21 anos da Feira Ecológica.

A celebração, contudo, foi adiada para o último sábado (21). A feira é realizada em todos os sábados na Praça Irmã Maria Catarina, na Avenida Brasil Oeste, sendo que também acontece na Praça do Hospital da Cidade e, uma vez por mês, na Universidade de Passo Fundo. Ela é organizada pela Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa (Coonalter), em conjunto com grupos e associações de agricultores e ecologistas no cultivo e oferta de alimentos orgânicos e ecológicos.

Orgulhosa da data comemorativa, a presidente da Coonalter, Maristela Finatto Ferro, relembra que a feira surgiu da necessidade de organização de pequenos agricultores, de forma associativa, em razão dos sistemas convencionais de produção serem insustentáveis em abril de 1997. “A feira é de persistência, ética e resistência. Nasceu de uma necessidade, cresceu e se manteve. Mas além dessas três características principais, tem o conhecimento. Pra mim, que não tive oportunidade de fazer uma faculdade, é o meu curso universitário viver aqui. Adquiri todo conhecimento que preciso para minha vida. De gerenciar uma cooperativa, ter um grupo, relacionamento bom com entidades parceiras e poder público, com a sociedade. Tem que saber lutar, ser estratégico, ocupar os espaços que têm. A feira nos proporciona tudo isso”, afirma. Atualmente, são mais de 60 famílias associadas e que participam da feira, de municípios como Vila Maria, Casca, São Domingos do Sul, São João da Urtiga, Santo Antônio do Palma, Carazinho e Três Arroios.

Com chuva ou sol, a feira é realizada no município há mais de duas décadas. Todas os sábados de madrugada, os agricultores saem de suas propriedades para proporcionar qualidade na alimentação das famílias passo-fundenses. E não são apenas os agricultores que fazem parte de toda essa história, mas também os clientes que carregam consigo a história de uma das mais tradicionais feiras da cidade. “Tenho muito orgulho dessa gente, porque conheço o que é o trabalho, a luta e o esforço desse povo que vem para a feira”, declara a passo-fundense Elisabete Maciel, cliente da feira desde 1997.

Com raízes no meio rural, a cliente defende que a feira é o local adequado para oferecer qualidade às famílias. “O produto que chega na minha mesa não tem veneno, diferente de muitos que a gente vê hoje. É um mundo maravilho de encontro, de saúde e convivência. A feira não é só para comprar produtos e ir para casa. Você faz amizade, troca informações, encontra vizinhos e amigos. Como eu sempre digo, aqui ninguém tem tarja na testa. Esse é o diferencial”, completa Elisabete.

Atividades de celebração

A Feira terá comemorações durante todo o segundo semestre. No último sábado de cada mês, produtos feitos pelos produtores serão oferecidos ao visitante degustação. Em cada sábado, uma família será encarregada de apresentar seus alimentos. Além disso, um evento no fim do ano – a ser definido almoço ou jantar – oferecerá que a comunidade possa experimentar a produção dos grupos de agricultores e ecologistas.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027