Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Novo ciclo para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Autor: Isabella Westphalen
Novo ciclo para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Foto: DM/Isabella Westphalen

Tomou posse ontem (23) a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carazinho, que assume por mais quatro anos, com a pauta principal de seguir auxiliando os agricultores no campo e na cidade, para que tenham qualidade de vida e sigam prosperando

Cerca de 250 pessoas estiveram presentes na posse da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carazinho, que também tem extensão em Almirante Tamandaré do Sul e Santo Antônio do Planalto. Os 30 membros da diretoria seguem sob o comando do presidente Elio Bernardi, que começa seu quarto mandato consecutivo à frente da entidade sindical.

- Temos que nos preparar para vencer no futuro os desafios que são produzir em grande escala, ter qualidade na quantidade e nós como entidade administrarmos os recursos, nos aperfeiçoarmos – salientou Bernardi, que afirma seguir à frente da entidade com alegria e trabalhando, principalmente, em cima da qualidade de vida do agricultor, não só no campo, mas na sociedade. “Ao final deste mandato, a gente vai fechar os 60 anos da entidade e acredito que nós atingimos mais de 95% da nossa população com a melhoria da qualidade de vida, no campo ou vindo para a cidade”, refletiu o presidente.

Ao comentar sobre seu propósito dentro do Sindicato, Bernardi também salienta que o intuito dele e de toda a sua equipe é transformar a sociedade como um todo, mas principalmente a categoria que representam. “Temos que ter administração nas propriedades, porque a nossa produção cresce cada vez mais. Temos que permanecer no campo com uma agricultura forte, sadia e firme, porque isso alavanca toda a sociedade”, complementou o presidente.

Uma vida dedicada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Ao final deste mandato, Bernardi irá completar 16 anos à frente do Sindicato, no qual ele afirma ter entrado ainda jovem na década de 80 e já passado por funções de suplente, secretário geral, tesoureiro até chegar á presidência. “Esse é meu quarto mandato consecutivo, escolhido pelos meus colegas da diretoria. Temos essa ideia de valorização do ser humano e que todos os membros dessa entidade são iguais”, comentou o presidente.

Quando lhe questiono sobre os desafios de estar tanto tempo à frente de uma entidade, Bernardi afirma que com a equipe e associados que lhe cercam, o trabalho fica fácil, pois confia na gestão que tem e ressalta a ideia de igualdade entre todos. “Temos homens, mulheres, jovens, enfim e eu lidero junto com os demais companheiros, a vice-presidente Marlene. Assim o desafio fica fácil, nos fortalecemos”, reafirmou Bernardi, que acredita que o que lhe motiva a seguir no Sindicato é o histórico da entidade, de mais de 56 anos.

- Passaram dentro da nossa casa sindical mais de 11,2 mil sócios, ou seja, 11,2 mil agricultores que buscam auxílio em nós, amparo, então, algo de bom nós temos que oferecer – vibrou Bernardi, que salienta que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carazinho é um dos maiores do Rio Grande do Sul, sendo uma entidade reconhecida.

Reconhecimento

Esteve presente na posse, o secretário geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Pedrinho Signori, que ressaltou ser uma satisfação poder prestigiar tal momento do Sindicato e fazer parte deste ciclo que se renova. “É um momento de celebração, com certeza, o Elio sendo empossado de novo, um dirigente experiente que conduz o trabalho de forma importante”, salientou Signori.

Para o secretário geral, o momento atual do Brasil, economica e politicamente falando, exige coragem, pois o período é desafiador, mas acredita que o Sindicato está preparado para seguir realizando um bom trabalho junto aos agricultores. “A agricultura familiar alimenta o povo, 70% do alimento é produzido assim, então é nosso papel fazer essa aliança e a receita é essa: união. É preciso caminhar juntos para vencer os desafios, porque a gente não sabe como vai ser o dia de amanhã”, salientou Signori, que reafirma que o sucesso no Sindicato dos Trabalhadores é garantido, tendo em vista a qualidade que atribui à equipe que comanda os trabalhos.

Para o presidente do Sindicato Rural, Leomar Tombini, foi uma satisfação estar presente na posse da diretoria, principalmente, pela pessoa de Bernardi. “Somos grandes parceiros, nossos objetivos são os mesmos, o bem do trabalhador, então a gente está sempre em harmonia”, refletiu Tombini.

Parceria

A vice-presidente do Sindicato, Marlene Kummer, segue para o seu segundo mandato e conta que o que lhe motiva a seguir atuante é a parceria que encontrou dentro da entidade. “Eu sou agricultora, comecei no Sindicato faz anos e acredito que o que me motiva a ficar trabalhando aqui é a equipe, poder ajudar, pela agricultura e pelos agricultores”, afirmou Marlene, que ressalta que segue junto, atuante com os quase três mil associados que o Sindicato tem hoje.

A presidente do núcleo de Encontros das Mulheres dentro do Sindicato, Irani Kempf Denicoló, que é agricultora, também ressalta a importância de seguir atuante dentro da entidade, pois a inserção da mulher no campo vem crescendo e deve crescer cada vez mais. “Essa é a terceira gestão que eu participo e como sócia já colaboro desde que o Sindicato existe. O que me faz seguir é a valorização, principalmente da mulher, que tem que entender cada vez mais como é a vida no campo”, ressaltou Irani.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027