Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Esportes

Cláudio Ricci corre e testa em Tarumã

Autor: Kleiton Vasconcellos
Cláudio Ricci corre e testa em Tarumã
Foto Divulgação

Experiente piloto passo-fundense disputou no sábado etapa do Endurance Brasil. Antes, andou em duas lendas do automobilismo mundial

No sábado (21), o Autódromo Internacional de Tarumã, localizado em Viamão, sediou a 3a etapa da Endurance Brasil, categoria voltada a corridas de longa distância. Entre os carros que compuseram o grid estava o protótipo MCR Lamborghini, guiado por Fernando Poeta, Beto Giacomello e Claudio Ricci. Natural de Passo Fundo, Ricci ainda ajustou uma Ferrari e um Aston Martin.

Para Ricci, as atividades em Viamão começaram muito antes da largada. Na quinta-feira, o piloto prestou um serviço de coach e andou em duas lendas: o Aston Martin Vantage e a Ferrari F458, ambos GT3. A função de Ricci era acertar e desenvolver a Ferrari, movida por um motor V8 de 600cv, para as pistas brasileiras. “Além disso, presto assessoria também para os pilotos. Isso nas quintas-feiras pré-corrida” diz. Já no caso do carro inglês, que tem um motor V12 de 650cv, Ricci mantém o carro na ativa até um cliente o adquirir. “O dono me contratou para testar e prestar assessoria. É um carro raro, existem apenas 35 o mundo” completa. O serviço de coach é feito por Ricci levando em consideração a carreira de quase 20 anos, com destaque para participações na Stock Car, Pick Up Racing, além de GT3 Brasil (com título em 2009) e GT3 Europa.

Depois, treinos na sexta-feira e prova no sábado. Era a 3a etapa do Endurance Brasil, categoria que conta com corridas com três ou quatro horas de duração. Fazendo trio com Fernando Poeta e Beto Giacomello, Ricci dirigiu o protótipo MCR Lamborghini. Com um motor V10, desenvolve 600cv. “Fui contratado para guiar e também desenvolver o MCR, um projeto de cinco anos, que apresenta problemas de peso mas é durável” afirma Ricci. Conforme o piloto, o desempenho do carro em classificações é um pouco prejudicado. “Com trabalho de aerodinâmica e no acerto de suspensão, a gente vem tendo um resultado muito bom” pontua. O resultado apareceu: o MCR está batendo o seu recorde nos autódromos nos quais passa.

Na prova, o desempenho foi satisfatório. Após as três horas de corrida, o trio cruzou a linha de chegada em segundo na categoria P1 e quinto na geral. “Tarumã é sempre é muito difícil devido ao desgaste de pneu. A gente conseguiu administrar isso, nossa meta era somar bons pontos para a categoria P1” avalia Ricci. Com os pontos somados, o trio aparece em 3º na categoria, faltando quatro provas para o encerramento da temporada.

Endurance

Disputado no total de sete etapas – o campeonato de Endurance passou por um período de profissionalização. Apresenta um grid recheado com modelos top, como Mercedes, Ferrari, Lamborghini e Porsche ao lado de protótipos. Segundo Ricci, “existe a estratégia, o trabalho em equipe. Parada de box, troca de pneu. Se você não errar nada, certamente estará bem no final, nesse tipo de corrida a regularidade conta muito”. Devido ao equilíbrio da competição, o passo-fundense projeta novidades na equipe Oreca Brasil/ Motul para 2019. A aquisição de um novo carro, como um Ligier LMP3, está em pauta. “Enquanto isso, vamos aprimorando o MCR. Esse carro já venceu as 12h de Tarumã, tem o pedigree para longa duração” finaliza.

  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027