Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Cultura

“Traçaria” facilita o acesso à cultura

Autor: Isabella Westphalen
“Traçaria” facilita o acesso à cultura
Foto: Divulgação Arteria

Em Carazinho, há apenas um sebo literário atuante, a Traçaria da Arteria. Existente há um ano, o espaço proporciona aos leitores carazinhenses a possibilidade de venda e troca de livros, incentivando a leitura e também evitando que livros fiquem empoeirados na estante de casa

 

Com um acervo, entre diversas categorias literárias, de cerca de 600 livros, o sebo literário da Arteria – a Traçaria – é filho único na cidade. Tendo surgido há um ano, a Traçaria veio com essa proposta de venda e também troca de livros, afinal, o intuito é facilitar o acesso à literatura de qualidade. “Você pode levar os livros que você já leu e trocar com os que nós temos, renovando o acervo e contribuindo para que mais pessoas tenham acesso à leitura”, relatou uma das coordenadoras da Arteria, Bruna Anacleto.

 

Instalado na sede da Arteria, o sebo também se movimenta. Segundo Bruna, buscando justamente esse incentivo à leitura desde cedo, o Traçaria é levado para as escolas, com atividades de declamação e contação de histórias, através do Grupo de Literatura FreeStyle, que eles criaram. “Uma sociedade leitora é uma sociedade mais crítica, capaz de compreender o contexto em que vive, saindo da alienação”, ressaltou a coordenadora, que acredita que quanto mais pessoas lerem e compreenderem isso, o conhecimento pode ser disseminado com mais naturalidade.

 

Segundo a coordenadora do setor cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Silvana Freitas de Souza, o único sebo do qual ela tem conhecimento é o da Arteria mesmo, e valoriza a iniciativa da entidade. “Toda a iniciativa literária é válida. O sebo faz com que as pessoas tenham vontade de ler novamente, faz com que a leitura chegue em todas as camadas sociais”, ressaltou Silvana, justificando também a importância da ação da Arteria. “A gente fica contente que a Arteria divulgue a cultura, nós temos uma parceria bem legal e gostamos muito desse grupo”, complementou a coordenadora.

- Nós aceitamos livros de qualquer época e estilo literário, que esteja em boas condições de uso, podendo ser trocado com mais pessoas - explicou Bruna, que também lembra que não são aceitos livros didáticos, apostilas, nem revistas.

 

Oportunidade para conhecer

 

O mês de agosto vai ser de várias atividades na Arteria, não somente literárias. As atrações vão desde as práticas de meditação zen budista, oficinas de teatros, shows com artistas locais e o cine debate, envolvendo o Grupo Por elas e o Grupo de Literatura FreeStyle. “É importante que as pessoas conheçam de fato nossos projetos, entendam nossas propostas que são extremamente diversificadas e em sua maioria gratuitas”, comentou a coordenadora, que salienta também que tudo isso é em prol de tornar cada vez mais fácil o acesso à cultura, aprimorando a participação dos carazinhenses nesse espaço cultural, que é coletivo e independente.

 

- Nosso nome já diz, somos apenas um caminho para a Arte, daqui fluem todas essas ideias para tornar a cidade um lugar melhor, que valoriza os artistas locais e incentiva a visibilidade do que é feito aqui – frisou Bruna.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027