Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Agro Diário

Internet influencia nas decisões do campo do plantio à venda

Autor: Redação Diário da Manhã
Internet influencia nas decisões do campo do plantio à venda
Foto: Daniel Rohrig/DM

A previsão do tempo é um dos fatores monitorados por Paulo Vargas, produtor rural em Carazinho. Em Passo Fundo, mais de 40% das propriedades rurais contam com acesso à internet

Os sistemas tecnológicos de comunicação estão entre os principais pilares de uma boa gestão no agronegócio. No campo, tornou-se ferramenta necessária, a exemplo do que acontece na movimentação econômica dos centros urbanos. Detalhes como estar por dentro da previsão do tempo, do dia, da semana e das projeções com períodos mais prolongado podem fazer a diferença no ganho do empreendedor rural.

Há cinco anos, o produtor de grãos com área no município de Carazinho, Paulo Vargas, vem investindo em tecnologia disponível com uso da internet. “O acesso à informação diariamente é algo imprescindível no gerenciamento da atividade produtiva do campo. Os negócios giram em torno da informação que encontramos em tempo real nos mais diversos serviços que a internet coloca dentro de uma casa ou escritório”, salienta o produtor.

Segundo ele, além de acompanhar em tempo real as previsões climáticas, tem na ferramenta a grande aliada para saber como está o comportamento mundial dos negócios como, por exemplo, a soja com seu valor de mercado.

De acordo com Vargas, a internet vai além dos galpões, pois possibilita comunicação imediata do operador de uma máquina com os serviços de manutenção, por exemplo. “Quando uma máquina apresenta problemas com a quebra de uma peça, o simples fato de enviar uma foto até o prestador do serviço de manutenção nas revendas evita viagens desnecessárias, facilitando a chegada do mecânico até o local na lavoura para a troca da peça que apresentou problemas. Enviando a foto é possível a revenda de imediato prestar o socorro”, salienta o produtor rural.

Conforme Vargas, a internet entra como fonte que auxilia desde ao plantio até a hora da venda do grão ou de outra fonte de renda do campo. Outro fator importante destacado pelo produtor é a facilidade que a internet trouxe para uma comunicação segura e constante com os funcionários da granja.

Assim como Vargas, não faltam exemplos de produtores que se beneficiaram com o ingresso do sinal de internet em regiões mais distantes, principalmente nas lavouras. O Censo Agro 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que o acesso à Internet nos estabelecimentos agropecuários cresceu 1.790,1%, passando de 75 mil, em 2006, para 1.425.323 produtores que declararam ter acesso em 2017. O acesso ao telefone também cresceu. Pode-se destacar a evolução observada na existência do aparelho nos estabelecimentos, passando de 1,2 milhão para 3,1 milhões de propriedades com acesso a telefone entre 2006 e 2017, um acréscimo de 1,9 milhão ou 158%.

Em Passo Fundo

Em Passo Fundo, de acordo com Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, o interior conta com 44% das propriedades rurais com sinal de internet. A porcentagem representa uma margem de 340 famílias que podem acessar ou navegar a internet e contribuir com a vida na lavoura. O levantamento foi feito pela entidade em 2017, em parceria com empresas do ramo.

Avanços que ainda precisam acontecer

Para o produtor rural, uma área que falta ser explorada com o uso da internet é a de segurança pública, com projetos que contemplem o campo com sistemas de videomonitoramento. “A internet tem tudo para ser uma grande aliada na segurança das propriedades com instalação de câmaras em pontos estratégicos das estradas principais do interior com acesso as propriedades”, explica Vargas.

Para ele, uma melhoria que deve acontecer com certa urgência é o sinal da internet em pontos mais baixos das localidades do interior e nas propriedades mais distantes dos centros urbanos. “Com internet e um celular você agrega muito na gestão da propriedade”, finaliza Vargas.

No levantamento realizado pelo Sindicato de Passo Fundo junto de empresas do ramo, houve reclamações a respeito do sinal de internet, assim como evidenciou o carazinhense Vargas. No caso, agricultores destacaram que, em muitas propriedades, a conectividade estava ruim ou péssima.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027