Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Saúde

A volta da fralda de pano

Autor: Isadora Stentzler
A volta da fralda de pano
Foto: Isadora Stentzler/DM

Por economia e sustentabilidade, famílias substituem fraldas descartáveis

Depois de serem substituídas por fraldas descartáveis, as fraldas de pano voltaram à tona com modelos duráveis e modelados ao corpo do bebê. Sem a necessidade da fervura e do passar de ferro, elas aparecem como alternativa sustentável e econômica às famílias, mas também como peça chave à saúde da pele do bebê. A cozinheira Sheila Kempfer, de 28 anos, não havia planejado a gravidez de Gael, que nasceu em junho do ano passado. Com o orçamento apertado, ela soube das alternativas às fraldas convencionais e já no chá de bebê pediu que, ao invés de grandes pacotes – que mais tarde precisariam ser substituídos por novos – fosse-lhe entregue dinheiro para que a aplicação na compra de fraldas descartáveis.

Gael nascera forte, em um parto natural que não precisou de intervenções cirúrgicas. E a partir dos 15 dias de vida, a mãe optou pelo uso das fraldas de pano. “Além da questão ‘grana’, as fraldas me conquistaram pelo apelo ambiental”, destacou a mãe. “Uma fralda descartável leva em média 500 anos para se decompor. Sem falar de todos os produtos químicos em contato com a pele delicada do bebê”. Ao optar pelas fraldas, Sheila disse que foi criticada. “Me chamaram de louca”, conta. “Agora é muito fácil tu pensar, mas depois q tu tem o filho é diferente, é muito serviço, tu tá querendo regredir!”, disse ter ouvido. Apesar das críticas buscou informações na internet e recebeu apoio de outras mulheres em outras regiões do país que também aderiram a prática.

A principal resistência é pela praticidade e a propaganda com a qual as fraldas descartáveis viralizaram. Ainda se tem a ideia de que as novas fraldas de pano são como as do passado. Porém Sheila faz todas as ressalvas e ainda incentiva que outras mães utilizem, já que evita qualquer tipo de assadura e é menos poluente – uma vez que são biodegradáveis. “Existem vários grupos no facebook que falam disso. Então, tive muito apoio. Descobri um em que as mães se ajudavam e as vendedoras tiravam dúvidas. Até porque chamamos de fralda de pano moderna, que são diferentes das que nossas mães usavam e que eram preciso ferver e engomar”, frisa.

Economia

Sheila possui 17 fraldas e 30 absorventes que conseguiu adquirir com o dinheiro recebido no chá de bebê do Gael. Os absorventes são os forros que vão dentro e precisam ser lavados. Ela explica que após a criança sujar, os dejetos são jogados no vaso e o absorvente colocado na máquina de lavar, sem a necessidade de fervura. Os modelos têm formato bem semelhante ao da fralda descartável e algumas marcas podem se adaptar melhor ao corpo da criança do que outras, com elástico nas pernas e na cintura, e podem fechar com botão ou velcro.

A maioria das fraldas também é tamanho único e ajustável, por isso, acompanha o crescimento da criança.

“As fradas foram uma surpresa que todo mundo que olha se surpreende, porque as pessoas não estão mais acostumadas a ver isso. A gente já é acostumada com essa coisa de tira e joga fora, mas elas ficam no planeta as descartáveis”, destaca. Ela calcula que, utilizando as fraldas de pano, deve economizar até R$ 4 mil quando a criança desfraldar– levando em conta as fraldas descartáveis de maior valor no mercado.

Benefícios da fralda de pano:

- Evita alergias
Raramente um bebê apresenta alergia a algum tipo de tecido. As fraldas de pano são feitas de algodão e/ou poliéster e dificilmente provocam alergias ou irritação. Em geral, quando o bebê apresenta alguma reação na pele, ela está relacionada ao calor ou a algum produto utilizado para a lavagem das fraldas – que pode ser evitado com cuidados na higienização dos materiais.

- Reduzem as chances de assadura
As fraldas de pano permitem que a pele do bebê respire melhor, reduzindo chances de assadura e favorecendo o desenvolvimento da imunidade da pele do bebê.

- Facilita tratamentos
Por ser uma opção mais respirável do que as descartáveis, as fraldas de pano são uma excelente opção quando é necessário fazer algum tratamento no bebê, seja de alergia, assadura ou fungo. Importante ressaltar que em caso de fungo é necessário fazer algumas lavagens extras para certificar-se de que o fungo saiu completamente da fralda.

- Não possui toxinas
As fraldas descartáveis possuem algumas toxinas poluentes que podem provocar reações na pele do bebê.

- Conhecimento do bebê
Com a fralda de pano, os pais e mães ficam mais atentos ao ritmo biológico do bebê, o que contribui para que percebam qualquer alteração em suas funções fisiológicas.

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027