Diário da Manhã | Notícia, Jornal, Rádio, Passo Fundo, Carazinho

Esportes

Bombeiros pedem melhorias e alvará é adiado para o Estádio Paulo Coutinho

Autor: Isabella Westphalen
Bombeiros pedem melhorias e alvará é adiado para o Estádio Paulo Coutinho
Foto: DM/Arquivo

Após vistoria do Corpo de Bombeiros, o Estádio Paulo Coutinho ainda não está apto a receber o alvará de autorização para funcionar novamente. Novas medidas foram pedidas, para que, após nova vistoria, os jogos possam voltar a acontecer

O Corpo de Bombeiros fez nesta semana a vistoria para renovação do Plano de Prevenção Contra Incêndio do Estádio Paulo Coutinho e concluiu, baseado nessa primeira visita, que ainda faltam algumas melhorias a serem realizadas no local, tanto estruturais quando documentais. De acordo com o comandante da 3a Companhia do Corpo de Bombeiros, Mateus Scremin, responsável pela vistoria e emissão do alvará, algumas coisas ainda precisam ser mudadas no local e que, assim que receber novamente os laudos e a confirmação de que as reformas foram feitas, retorna para uma nova visita.

- Pedimos o que está previsto na legislação para Estádios. Agora eles vão repassar ao engenheiro e a arquiteta responsáveis, para que realizem as medidas e emitam as documentações e, tão logo fique pronto, pedem uma nova vistoria para que sejam reavaliados os itens corrigidos – relatou Scremin, que também ressalta que, apesar de algumas partes do Estádio estarem interditadas há algum tempo, nada impede que o PPCI seja concedido, referente às partes que não demonstram perigo às pessoas. “Eles têm que fazer as melhorias, e quando estiver tudo ok, eles solicitam uma nova vistoria, aí se estiver tudo ok se emite o alvará”, explicou o Capitão.

Segundo Scremin, não são poucas as correções a serem feitas, porém, muitas são na parte documental. “É tudo de sinalização, iluminação, corrimões, enfim, coisas que estão em desconformidade, mas não são impossíveis de fazer agora”, complementou o Capitão.

Interdição parcial

De acordo com Scremin é possível a emissão do alvará, mesmo com a estrutura parcialmente interditada, de acordo com a Lei 14376. Scremin relata que a interdição desses locais pode ser revistas futuramente, desde que, sejam solucionados os problemas e um engenheiro afirme em laudo que não existe perigo do ponto de vista estrutural.

“A Fundescar já está correndo atrás dessas melhorias”

O presidente da Fundescar (entidade responsável pelo Estádio Paulo Coutinho), Gilberto Kamphorst (Gibão) recebeu o parecer do Corpo de Bombeiros e afirma que já estão correndo atrás das melhorias pedidas e que acompanhou a vistoria do local. “Vamos nos empenhar para fazer isso o quanto antes, para tentar que o jogo do Atlético que está marcado para o dia 19 possa acontecer, mas se não der, o Clube vai ver para transferir o jogo”, relatou Gibão.

Sobre as melhorias, o presidente afirma que um engenheiro já foi até o Estádio ontem (8) e equipes de serralheria e eletricidade também já foram chamadas. “A Fundescar já começou a se mexer, até porque foi aprovada na Câmara uma verba para nós, de R$ 12 mil, justamente para fazer frente a essas despesas”, explicou Gibão.

Sobre o jogo do Atlético de Carazinho, marcado para acontecer no Paulo Coutinho dia 19 de agosto, o presidente do Clube, Fabrício dos Santos, afirma que já está a par da situação e agora vai aguardar para ver se as alterações vão ser feitas no prazo, mas, caso não fiquem prontas, vão pedir a transferência do jogo. “O lugar mais próximo que poderíamos usar para jogar é o Estádio do Gaúcho, de Passo Fundo, mas também está interditado”, relatou Santos, que acredita que vão agir conforme as coisas forem sendo resolvidas.

De acordo com Scremin, o Corpo de Bombeiros agiu com celeridade na questão do Estádio, justamente na tentativa de não prejudicar o time, porém, não podem passar por cima das regras. “A gente entende o lado do Clube, mas nós temos que ver o lado da segurança, que é o principal, não podemos liberar algo que vai colocar em risco a segurança das pessoas e eles entendem isso”, relatou o Capitão.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027