Diário da Manhã

Plantão

Cultura

Carazinho é palco do nativismo

Os olhos do nativismo estão voltados para Carazinho nesta semana. A partir desta quinta-feira (7), inicia a programação da 20a Seara da Canção Gaúcha, tradicional festival nativista da cidade. O evento acontece no Parque Vali Albrecht.

O primeiro dia de programação tem a abertura oficial marcada para às 20h. Depois, às 21h, serão apresentadas quatro músicas da Searinha (categoria mirim). Na Searinha, os intérpretes classificados não competem com canções inéditas.

Após a Searinha, sobem ao palco os músicos que irão defender as dez composições classificadas para a fase local do festival, todas músicas inéditas do nativismo. Encerrando o primeiro dia de 20a Seara, acontece o show instrumental Balaio de Sons com Gabriel Selvage e Luciano Maia. Todas as atrações acontecem na Arena de Shows (palco 1).

Ao longo desta quinta-feira, os últimos ajustes serão feitos na Arena de Shows visando a realização do festival, entre eles a passagem de som dos músicos que irão subir ao palco no primeiro dia de Seara. “Será um festival com uma qualidade musical muito grande”, ressalta Gabriel Selvage, coordenador artístico da 20a Seara da Canção.

Das 20 músicas da fase geral, todas inéditas, dez serão apresentadas na sexta-feira (8) e outras dez no sábado (9). No sábado também acontece a final da Searinha. A final da fase local e a final da fase geral acontecem no domingo (10).

 

Credenciadora do Freio de Ouro

A 20a Seara da Canção Gaúcha não é o único evento que movimentará Carazinho e o Parque Vali Albrecht. Em paralelo, acontece a credenciadora ao Freio de Ouro de Carazinho, tradicionalmente realizada em dezembro. Neste evento, acontecerão provas morfológicas e funcionais para Cavalos Crioulos.

 

Festival Nacional da Cultura Gaúcha

Outra iniciativa vinculada à cultura gaúcha que também atrairá visitantes a Carazinho é a 8a etapa do XVII Festival Nacional da Cultura Gaúcha (FNCG). A programação acontece no sábado e no domingo com concursos de danças tradicionais, declamação, canto, chula, gaita, violão e chula em várias categorias.

A etapa é realizada pelo CTG Rincão Serrano. “Temos cerca de 45 grupos de danças inscritos, o que dá uma média de 1.200 dançarinos. Somando todos os concursos artísticos, teremos perto de 2 mil competidores”, relata Luis Bandeira, um dos coordenadores da artística desta etapa do FNCG.

 

Comentários

Galerias de Fotos

Anuncie Aqui

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Baixe o Aplicativo do Jornal

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027